Nosso município


Maragogipe[nota 1] é um município brasileiro do estado da Bahia. Sua população estimada em 2004 era de 41.085 habitantes.

Índice

 [esconder]

[editar]História

Habitavam a região índios da tribo marag-gyp, cuja tradução seria braços invencíveis. Eram inteligentes, guerreiros, dedicando-se ao cultivo do solo, à pesca e à caça. Posteriormente, deslumbrados com a riqueza das matas e com a acessibilidade do sítio a qualquer embarcação, alguns exploradores resolveram fixar residência, dedicando-se a extração de madeiras, plantação de mandioca e de cana-de-açúcar, construção de engenhos e casas de farinha. As terras do atual município estavam inclusas no território da Capitania do Paraguaçu (ou Peroaçu), doada a D. Álvaro da Costa, filho do governador-geral D. Duarte da Costa, por Carta de Doação de 20.11.1565. O município foi criado com território desmembrado de Jaguaripe e denominação de Maragogipe por Carta Régia de 17.12.1693 e Portaria de 16.12.1724. A sede foi elevada à categoria de cidade através Lei Provincial de 08.05.1850, com a denominação de Patriótica Cidade de Maragogipe.

[editar]Praias

[editar]Informações

Maragogipe é um município do estado da Bahia localizada a cerca de 133 km de Salvador. Sua população é estimada em 41.085 habitantes aprox.. O município de Maragogipe é bastante rico no que diz respeito aos recursos naturais, apresentando um ótimo potencial para o desenvolvimento de atividades ligadas ao turismo ecológico, rural e principalmente o turismo náutico, incluindo a pesca desportiva.
Apresenta excelentes condições para o turismo náutico, contando, inclusive, com uma ponte de atracação para embarcações de grande porte.
Está localizada ao fundo da Baía de Todos os Santos e situada a direita do estuário do Rio Paraguaçu, onde formou-se uma baía interna, a conhecida como Baía do Iguape.
Maragogipe fica, exatamente, no ponto de encontro do Rio Paraguaçu com o Rio Guaí, formando uma extensa região de lagamar, cercada por cerca de 30 km de manguezais com, aproximadamente, 30 metros de largura.
Último paradeiro náutico do Recôncavo Baiano, a cidade ainda abriga, no porto do Cajá, dezenas de canoas e saveiros. As antigas embarcações à vela eram muito utilizadas para o transporte das mais diversas mercadorias no interior da Baía de Todos os Santos até recentemente. Hoje, ainda restam alguns exemplares concorrendo com meios de transporte mais modernos.
Como outras cidades da região, Maragogipe traz uma forte tradição religiosa católica, mas é também comprometida com o candomblé. A cidade pacata se transforma durante o mês de agosto, quando é celebrada a festa de seu padroeiro, São Bartolomeu. Municípios emancipados de Maragogipe: Conceição do Almeida; Dom Macedo Costa e São Felipe.

[editar]Carnaval de Maragogipe Patrimônio Imaterial

O Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural (Ipac) classificou o carnaval do município de Maragogipe, no Recôncavo, como patrimônio imaterial da Bahia depois de uma série de pesquisas e estudos feitos sobre a tradicional festa desde 2007. O carnaval de Maragogipe tem inspiração nas festas similares que ocorriam na Europa no século XIX, onde há uma forte predominância de fantasias de figuras folclóricas, como os antigos carnavais que hoje só acontecem em salões privados.

Notas

  1.  Nota ortográfica: Segundo as normas ortográficas vigentes da língua portuguesa, este topônimo deveria ser grafado comoMaragojipe. Apesar de prescrever-se o uso da letra "j" para palavras de origem tupi, prevalece o seu nome histórico com "g" pelo principal motivo de ser nome próprio e por na sua carta de elevação, tanto de vila, quanto de cidade, estar escrita com "g".

Referências

  1. ↑ a b Divisão Territorial do BrasilDivisão Territorial do Brasil e Limites Territoriais. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) (1 de julho de 2008). Página visitada em 11 de outubro de 2008.
  2.  IBGE (10 out. 2002). Área territorial oficial. Resolução da Presidência do IBGE de n° 5 (R.PR-5/02). Página visitada em 5 dez. 2010.
  3.  Censo Populacional 2010Censo Populacional 2010. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) (29 de novembro de 2010). Página visitada em 11 de dezembro de 2010.
  4.  Ranking decrescente do IDH-M dos municípios do BrasilAtlas do Desenvolvimento Humano. Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) (2000). Página visitada em 11 de outubro de 2008.
  5. ↑ a b Produto Interno Bruto dos Municípios 2004-2008. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Página visitada em 11 dez. 2010.