segunda-feira, 2 de novembro de 2015

Prêmio A3P receberá inscrições até dia 15

As inscrições para concorrer ao 6º Prêmio Melhores Práticas de Sustentabilidade, da Agenda Ambiental na Administração Pública (A3P) estão abertas até a próxima quinta-feira (15/10). Podem concorrer a esta iniciativa do Ministério do Meio Ambiente (MMA) todas as 596 instituições que fazem parte da rede informal de intercâmbio de informações do programa.
“O objetivo do prêmio é divulgar e dar reconhecimento aos trabalhos desenvolvidos para estimular a sustentabilidade nos órgãos da administração pública”, enfatiza a analista ambiental da A3P Angelita Coelho.

A seleção será em setembro de 2016, quando também acontece o 9º Fórum da A3P, que vai debater resultados conquistados em políticas públicas de gestão ambiental na administração pública, nos Três Poderes, em níveis federal, estadual e municipal.
Candidatos - A escolha das melhores práticas é feita por comissão externa ao MMA, constituída por profissionais como professores, pesquisadores ou consultores. Todos com trabalhos voltados para sustentabilidade.
Os 256 órgãos de administração pública que são parceiras formais da A3P, por meio da assinatura do termo de adesão, podem concorrer em três categorias, com ações voltadas para gestão de resíduos, uso e manejo sustentável de recursos naturais. Além disso, têm a chance de apresentar inovações na gestão pública com resultados socioambientais positivos para o serviço público e para a sociedade.
Na categoria “destaque”, podem concorrer as 340 instituições que fazem parte da rede informal da A3P, mas não contam com termo de adesão. Para concorrer, os trabalhos delas devem ser voltados para os mesmos focos das outras categorias.
“O Prêmio A3P é cada vez mais concorrido”, relata Angelita Coelho. “O reconhecimento oferecido pelo Ministério do Meio Ambiente é muito apreciado e disputado por todos”.
As instituições concorrentes são de peso. Nas edições anteriores, além de prefeituras, concorreram órgãos como Furnas Centrais Elétricas, Superior Tribunal de Justiça, Casa da Moeda do Brasil e Fundação Oswaldo Cruz.
Vencedores - “A divulgação das ações das instituições premiadas é um dos objetivos do Prêmio A3P, pois esse reconhecimento dá visibilidade aos bons exemplos e oferece oportunidade de serem imitados”, comenta Angelita Coelho.
Os exemplos são realmente inovadores. Como a Casa da Moeda do Brasil, selecionada na categoria “Uso e manejo de recursos naturais”. Um caso muito interessante, que rendeu uma redução de 90% da água utilizada na impressão de cédulas de dinheiro, além de reduzir dejetos e resultar em uma economia superior a R$ 600 mil para os cofres públicos apenas nesse processo. (Fonte: MMA)

Nenhum comentário:

Postar um comentário