quinta-feira, 7 de julho de 2011

Guarda Municipal sempre presente, nós apoiamos essa ideia!

Está aí, eu não entendo os motivos que estão levando a tanta discussão acerca da Guarda Municipal. Essa aliás, está desempenhando um trabalho diferenciado no município de Maragogipe, que serve de exemplo para toda a Bahia e Brasil, em fóruns e assembléias diversas. Deveria ter todo e incondicional apoio dos poderes públicos. Desde que a Guarda foi constituída, em todos os eventos que ocorreu nesta cidade, sempre a Guarda esteve presente, seja com o quadro completo ou reduzido, eu nunca deixei de ver o trabalho de segurança destes bravos homens e mulheres.

Nas festividades Juninas, a Guarda tranquilizou a comunidade que compareceu na Praça Conselheiro Antônio Rebouças, onde aconteceu o forró daCasa Legislativa em Louvor a Santo Antônio e também no Forró do Cais.

Acontece que com toda esse debate que "parece" não está levando a lugar nenhum, a sociedade pode começar a enxergar essa instituição com um outro olhar. Esperamos que não seja negativo, pois isso é o que não deve, afinal de contas, são nossos irmãos e desempenham uma função extremamente perigosa.

Posso citar diversos exemplos, recentes por sinal: O caso do Guarda na Enseada em plena guerra de espada, no meio de toda aquele desrespeito com a cidadania, o direito de ir e vir e tudo o mais que, no meu entender, não é tradição e se for, que se estabeleça urgentemente um local específico para essa pratica criminosa em todos os sentidos. Não vi nada demais o Guarda ter saído do seu posto, quem fica lá é outro, com todo aquele fumacê, fogo e vandalismo. Um poderia defender alguma escola sem condições mínimas de serviço? E os tiros? E as ameaças de morte em pleno trânsito? Essas e outras são as condições que essas pessoas optaram e o que estamos esperando para apoiá-los nesta luta?

O que entendo é que quanto mais se protela a criação desse bendito Estatuto da Guarda Municipal, mas essa discussão irá render. O que custa sentar na mesa Prefeitura Municipal e Associação e conversar? Qual dos dois lados não quer dar o braço a torcer? Percebo que existem Guardas municipais que não querem participar desse embate, assim como existem Guardas que reivindicam seus direitos. Enxergo isso como sendo uma ação normal de pessoas que tem direitos de escolha e não vejo motivos para que uma classe esteja sendo colocada de lado, na pauta de discussões do município quando o que mais a sociedade está cobrando é a segurança.

A pergunta que nunca vai calar é: A Guarda tem peito para defender a cidade em todas às áreas que lhes compete? Sabemos muito bem que com a criação efetiva da Guarda os crimes não irão parar, mas podemos visar a ideia da diminuição da violência? Talvez sim, talvez não. O futuro a Deus pertence. Mas o que precisamos fazer agora, é unir a Guarda Municipal, Poderes Públicos, Policiais e Sociedade para podermos melhorar as nossas vidas e reduzir o medo da violência. Como?

  • Em primeiro lugar deve-se regulamentar urgentemente a Guarda Municipal;
  • Depois, a Prefeitura deve dar condições de trabalho para esses Guardas;
  • Terceiro, uma parceria com as Polícias deve ser firmada;
  • Quarto, a escola é nosso primeiro embate. Acredito que os diversos treinamentos da Guarda já os torna capazes, pelo menos, de dar uma palestra por mês nas escolas do município, explicando e informando sobre os diversos tipos de crime, violência e outros;
  • Quinto, a Guarda Ambiental deve ser equipada e munida de lei que ampare a busca e apreensão de material irregular, além das condições de trabalho;
  • Sexto, o município de Maragogipe tem uma geografia favorável para sua proteção, basta criar dois postos de segurança e com o apoio da Polícia Militar, Civil e Rodoviária a Guarda poderia muito bem desempenhar papel fundamental e estratégico nos limites da estrada principal.
  • Outros pontos podem muito bem ser colocados nesta lista, o que está faltando?

Está gostando do Blog? Então nos ajude VOTANDO AQUI
no primeiro turno do TOP BLOG e divulgue para seus amigos.

Fonte: Blog do Zevaldo Sousa (www.zevaldoemaragogipe.com)
A cópia total ou parcial é permitida mediante citação com link

Nenhum comentário:

Postar um comentário