sexta-feira, 8 de julho de 2011

Criado o CGI de Mauá.

sexta-feira, 8 de julho de 2011
Mauá dá primeiro passo para integrar Pronasci
Foi criado ontem o GGI (Gabinete de Gestão Integrada) de Mauá. Esse é o primeiro requisito para que o município faça parte do Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania e possa, assim, pleitear recursos junto à União.

O principal objetivo do GGI é definir políticas públicas de segurança que possam ajudar na prevenção da criminalidade. Os titulares do gabinete deverão representar a Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, Polícia Civil, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e Guarda Municipal.

As reuniões ordinárias entre os componentes deverão ser mensais, mas o primeiro encontro ainda não foi marcado. A ideia é juntar forças de segurança de todas as esferas, de modo que se possa desenvolver tabalho conjunto, mas respeitando a autonomia. "Vamos somar as unidades de segurança, o que com certeza será de grande valia para a cidade", opinou o prefeito Oswaldo Dias (PT).

O secretário de Segurança Pública de Mauá, Carlos Wilson Tomás, disse que o objetivo do GGI é reduzir os índices de criminalidade e aumentar a sensação de segurança da população. "Nossas prioridades são aparelhamento dos policiais com armas, viaturas e rádios, além de trabalhar com políticas preventivas de segurança."

A capacitação dos policiais também foi citada por Tomás. A secretária nacional de Segurança Pública, do Ministério da Justiça, Regina Miki, por sua vez, reafirmou a existência de um corte orçamentário e explicou que o Ministério do Planejamento aporta recursos para planos específicos, dependendo do nível de emergência. Mesmo assim, ela garantiu que o corte não afetará os projetos apresentados pelos municípios ao Pronasci, embora não tenha se estendido sobre o assunto.

A secretária nacional lembrou que será lançado edital para apresentação de projetos, mas como ainda não há data estipulada, não está claro qual a linha de critérios da seleção ou propostas que poderão ser apresentadas pelo secretário de Segurança Pública de Mauá.
Postado por PREZOTTO.

Nenhum comentário:

Postar um comentário