sábado, 7 de maio de 2011

1ª. SESSÃO ESPECIAL DO SINDACS/BA REGIONAL MARAGOJIPE.





Fotos Juraci Rebouças

SINDICATO DOS AGENTES COMUNITÁRIOS DE SAÚDE E CONTENDORES DE DOENÇAS ENDÊMICAS E EPIDEMIOLÓGICAS DO ESTADO DA BAHIA
REGIONAL DE MARAGOJIPE - BA
CNPJ nº. 06.953.941/0001-26




Meu camarada e Repórter Furão Juraci Rebouças,

Estou te enviando à matéria de ontem da 1ª. SESSÃO ESPECIAL DO SINDACS/BA REGIONAL MARAGOJIPE.

Às 09 horas a mestre de Cerimônia Neuza formou a mesa com as Autoridades presentes:

Coordenador Geral Regional Maragojipe do Sindacs/Ba - Mário Tilinga;
Prefeito - Silvio Ataliba;
Vereadora - Vera da Saúde;
Juíza de Direito - Drª.Ana Lucia;
Promotora de Justiça - Drª.Neide Reimão;
Delegada - Drª. Ângela Memezes;
Comandante da 27ª CIPM - Davi Lanzellotti;
Secretaria de Saúde - Flavia Priscila;
Secretario de Trabalho - Roberto Nonato;
Secretaria de Reparação Racial e da Mulher - Marina Bomfim;
Presidente do Conselho de Saúde - Antonio Bomfim;
Presidente da FEBAGUAM - Nelson Querino;
Presidente da APMM - Enéas;
Presidenta da Colônia de Pescadores Z 7 - Roquelina Almeida

Após formação da mesa foi aberto os trabalhos com o Hino Nacional cantados por todos e o Hino de Maragojipe cantado pela Agente de Saúde com sua belíssima voz Neuza e por todos os presentes.
Os temas da Sessão Especial foram:

SAÚDE NO MUNICIPIO EM GERAL;
A VIOLENCIA E AS DROGAS NO MUNICIPIO,

O Coordenador Mário Tilinga deu inicio a Sessão agradecendo a presença de todos e convidou a Senhora Roquelina Almeida onde iniciou com um belíssimo Poema de sua autoria, falou da violência e da saúde e parabenizou o SINDACS por essa Sessão Espeal que pode trazer todas as autoridades, para discutir a situação das duas coisas graves no município, a violência e as drogas. Depois da palavra foi convidada a Senhora EnéasRangel, onde ela colocou que a violência e as drogas nas escolas estão de mais e solicita providência o mais rápido possível, e me lembro que antigamente as mães tinham um respeito mais pelo professor, onde dizia aos seus filhos, que os professores eram seus segundo pais.
Depois das palavras da professora Enéas, foi convidado o Senhor Nelson Querino, onde fez uma colocação muito boa sobre a violência e as drogas no município, onde solicitou que o trabalho deveria ser integrado.
Depois das palavras de Nelson Querino, foi convidado o Senhor Antonio Bomfim onde colocou que a saúde e a violência no município está muito precária e precisa mudar essa situação.
Depois das palavras de Antonio Bomfim, foi convidado o Senhor Roberto Nonato onde falou, sobre sua Secretaria e descreveu que o trabalho é esse se organizar e resolver essas situações no município.
Depois das palavras de Roberto Nonato, foi convidada a Senhora Marina Bomfim onde teve uma boa colocação da violência contra a mulher e as drogas no município, onde sua secretaria faz parte desse combate.
Depois das palavras de Marina Bomfim, foi convidada a Senhora Flavia Priscila onde colocou que a saúde está com dificuldade por causa do corte na receita do município, onde perdemos mais de um milhão e ficou com essa dificuldade na questão do TFD, colocou também sobre a violência no município que está de uma forma que precisamos mudar essa situação.
Depois das palavras de Flavia, foi convidado o Comandante Lanzellottionde saudou a mesa nas presenças das Doutoras presentes e também do Prefeito e de todos, agradeceu pelo convite e colocou que vai fazer um trabalho itinerante com a Policia Militar nos municípios visinhos, onde começou com São Felix e depois vai ser em Maragojipe, e falou também que vai fazer uma operação na cidade sobre a violência e as drogas.
Depois das palavras do Major Davi Lanzellotti, foi convidada a Drª. Ângela Menezes onde colocou que a policia Civil está fazendo seus trabalhos nas condições precárias, por que a delegacia está em reforma.
Depois das palavras da Drª Ângela Menezes, foi convidada a Drª. Neide Reimão, onde colocou que o trabalho do Ministério Público em fiscalizar e fazer acontecer os direitos dos Cidadãos em ter uma boa Saúde e ter também seguranças, que é direito de todos e dever da União, Estado e Município.
Depois das palavras de Drª. Neide Reimão, foi convidada a Drª. Ana Lucia,colocou que estava chegando ao município recentemente e que esse era o primeiro encontro dela com o público, e depois fez uma colocação muito boa sobre a saúde e violência parabenizando o Sindicato pelo encontro e se comprometeu a sua presença em outros. Depois da Drª. Ana Lucia, foi convidada a Vereadora Vera da Saúde onde fez uma critica sobre a saúde no município, dos transportes, do TFD e falou também sobre a violência no município. Depois das palavras de Vera, foi convidado o Prefeito Silvio Ataliba onde fez a defesa da Saúde e falou da situação que o município está passando no momento, com as perdas de receitas falou também sobre a violência no município, onde foi colocado que todos tivessem um compromisso de resolver essas questões, agradeceu a o SINDACS pelo encontro e que tenha outros desse, no município, para resolvermos essas situações.
Depois das palavras de Silvio, o Coord. Mário Tilinga agradeceu a todas mais de 250 pessoas presentes no Evento como, os Agentes de Saúde, Secretários Municipais, Médicos, Coordenadores, Enfermeiros Chefes, Funcionários e pessoas das Comunidades como pacientes do TFD, e parabenizou a todos os Agentes de Saúde e em especial as cinco pessoas que fizeram tudo aquilo acontecer, Ilma, Basouga, Frank, Tadeu e Levinho e o SenhorJoão, pessoas que trabalharam seguro para essa Sessão Especial acontecer, e a você grande Repórter Furão/Juraci Rebouças por sua belíssima transmissão e a Roque Sales o Quinho, Presidente da Terpsicore Popular, pelo espaço cedido.
Depois das apresentações começou os debates dos temas.

1º. Tema a Violência e as Drogas, onde o Sindicato solicitou a criação do GT, Grupo de Trabalho para discutimos sobre a violência e as drogas, onde todos que estavam fazendo parte da mesa se inscreveram para fazer parte e também o Dr. Vitor.

2º. Tema Saúde no Município em Geral (TFD), onde mais de 10 pacientes fizeram perguntas para o Prefeito, Secretaria de Saúde, Juíza e Promotora, e todos responderam e resolveram os problemas, após os debates, todos fizeram suas considerações finais e o Coordenador Mário Tilingaagradeceu novamente e finalizou os trabalhos da 1ª. Sessão Especial do SINDACS/BA Regional Maragojipe, convidando a todos os presentes para a Reunião da Entidade toda 1ª. quinta feira de cada mês e colocou que terá a 2ª. Sessão Especial o mais rápido possível para resolver as outras pendências da Saúde e finalizou as 18h10min os trabalhos.

SOBRE VIOLENCIA E DROGAS

Antonia Ilma falou como ficaria os profissionais de saúde que trabalha na área de risco, e também sobre o carro quebrado dos policiais. Parabenizou o SINDACS pelo socesso onde se reuniu todas as autoridades máximas, lembrando que esse foi o primeiro Evento onde o SINDACS colocou de frente todas as autoridades paa resover os ploblemas do município.

Maria Souza, colocou como poderia ficar a violência e que todos só naõ fale e sim resolva esse grande problema, porque a situação esta grave, e que os nossos jovens não estão tendo oportunidade que tinha.

Rita Renata, colocou sobre o CAPS, e a situação dos pacientes, como as condições deles para o tratamento com as drogas em geral, com o alcool entre outras.

SOBRE A SAUDE E O CARRO DO TFD

Senhora Janice Santos, colocou sobre o carro do TFD, onde levava a filha para tratamento e o carro quebra direto e sua filha fica sem atendimento, qual a providência?

Senhora Izabele Santos, colocou também sobre o carro do TFD e sobre a ajuda de custo dado para a alimentação que estava atrasada e como poderia ser resolvido?

A Secretária da Saúde Flavia Priscila, colocou que o carro foi resolvido "naquele instante",e que recebeu uma ligação, que a Ducato estava quebrada chegou. E sobre a ajuda para a alimentação seria resolvido também até segunda-feira (09/05/2011)

Maragojipe, 05 de maio de 2011.

Mário dos Santos Tilinga
Coord. Regional do Sindacs

Nenhum comentário:

Postar um comentário