segunda-feira, 9 de maio de 2011

Parabéns Maragogipe, por seus 161 anos de elevação ao título de cidade. Quem quer errar que fique com seus erros.

Neste anos de história muita coisa aconteceu, mas vale ressaltar logo no início deste artigo que Maragogipe é muito mais antiga do que isso. Outroras era conhecida como Vila de São Bartolomeu de Maragogipe, e antes disso já existia moradores nesta terra que tudo dá. A vida é muito mais do que simples comemorações ditas políticas. Porque as escolhas são motivadas unicamente pelos interesses pessoais de alguns cidadãos.

Mas mesmo fazendo um recorte político, vale ressaltar que quando falas de emancipação política, estamos refletindo sobre decisões que podem ser tomadas num âmbito municipal, e está já acontecia bem antes da elevação do título de cidade. Ainda no tempo em que Maragogipe e diversas outras cidades eram vilas.

Na história cada conceito tem seu momento, e o conceito vila a alguns anos atrás tem o mesmo peso do conceito de cidade atual. Portanto, Osvaldo Sá não erra quando dá informações ao IPAC que revela-nos o seguinte trecho:

Está gostando do Blog? Ajude, VOTE neste Blog no primeiro turno
do TOP BLOG, que será dia 20/05 e divulgue para seus amigos.
"Sua emancipação política foi obtida somente 85 anos depois [Depois de ter sido elevada a categoria de Freguesia, em 1640 após construção da Igreja da Matriz], após a Provisão Régia de 09 de fevereiro de 1725, ao atingir o status de vila, com a simples denominação de “Maragogipe”. Em virtude da avassaladora seca que devastava a Bahia no inicio do ano de 1724, o Conde de Sabugosa, 4º Vice-Rei à época, fez uma viagem de inspeção pelo interior do Estado da Bahia. Ao chegar a essa freguesia, seus habitantes solicitaram sua elevação à vila, no que foram atendidos pelo Conde. Por sua ordem, através de Portaria de 16 de fevereiro de 1724, é criada a “Vila de Maragogipe” (com território desmembrado de Jaguaripe), no dia 22 do mesmo mês e ano, pelo Ouvidor-Geral Pedro Gonçalves. Como prova de gratidão, os maragojipanos ofertaram ao Conde 2.000 alqueires de farinha de primeira qualidade para o sustento da tropa, dádiva aceita com muito apreço, devido á grande escassez existente. A Capitania do Paraguaçu foi comprada de seu 9º donatário, D. José da Costa, pelo Rei de Portugal, D. José I, através da Provisão Régia de 17 de junho de 1733, passando, então, a pertencer à Coroa portuguesa, por força da Carta do Conselho Ultramarino, de 12 de dezembro de 1732. O Recôncavo Baiano foi a região pioneira no movimento emancipador do país, de onde partiram os primeiros levantes de revolta contra a opressão lusitana instalada na colônia."
Erramos portanto quando colocamos na prática uma idéia falsa que é refletida com pensamentos do presente, sem o conhecimento do que aconteceu realmente no passado. Pois saiba que quando Maragogipe foi elevada a categoria de vila, sendo a 11ª da Bahia, esta tinha o mesmo peso de uma cidade, assim como as outras, inclusive Cachoeira e Jaguaripe.

Isso não indica que a comemoração seja inválida. Se temos algo comemorar, que comemoremos, mas saibamos passar a notícia correta aos nossos jovens. Se o 8 de maio de 1850 é a data mais importante para os interesses atuais, que coloquemos em faixas que foi a data da elevação de Maragogipe, com "G" ao título de cidade. Somente. Abaixo o documento que trata sobre esta questão.


Nenhum comentário:

Postar um comentário