Parabéns Maragogipe, por seus 161 anos de elevação ao título de cidade. Quem quer errar que fique com seus erros.
Neste anos de história muita coisa aconteceu, mas vale ressaltar logo no início deste artigo que Maragogipe é muito mais antiga do que isso. Outroras era conhecida como Vila de São Bartolomeu de Maragogipe, e antes disso já existia moradores nesta terra que tudo dá. A vida é muito mais do que simples comemorações ditas políticas. Porque as escolhas são motivadas unicamente pelos interesses pessoais de alguns cidadãos.
Mas mesmo fazendo um recorte político, vale ressaltar que quando falas de emancipação política, estamos refletindo sobre decisões que podem ser tomadas num âmbito municipal, e está já acontecia bem antes da elevação do título de cidade. Ainda no tempo em que Maragogipe e diversas outras cidades eram vilas.
Na história cada conceito tem seu momento, e o conceito vila a alguns anos atrás tem o mesmo peso do conceito de cidade atual. Portanto, Osvaldo Sá não erra quando dá informações ao IPAC que revela-nos o seguinte trecho:
Erramos portanto quando colocamos na prática uma idéia falsa que é refletida com pensamentos do presente, sem o conhecimento do que aconteceu realmente no passado. Pois saiba que quando Maragogipe foi elevada a categoria de vila, sendo a 11ª da Bahia, esta tinha o mesmo peso de uma cidade, assim como as outras, inclusive Cachoeira e Jaguaripe.
Isso não indica que a comemoração seja inválida. Se temos algo comemorar, que comemoremos, mas saibamos passar a notícia correta aos nossos jovens. Se o 8 de maio de 1850 é a data mais importante para os interesses atuais, que coloquemos em faixas que foi a data da elevação de Maragogipe, com "G" ao título de cidade. Somente. Abaixo o documento que trata sobre esta questão.
Nenhum comentário:
Postar um comentário